Objetos e História – nova exposição n’ O Ateliê de Cerâmica
Os cacos da vida, colados, formam uma estranha xícara.
Sem uso,
ela nos espia do aparador.
Carlos Drummond de Andrade. Lição de coisas.
Não é sempre que a funcionalidade define o valor do objeto. Aqui lidamos com um material capaz de carregar impressões de seu tempo por milhares de anos, como tesouro. Vasos chineses do séc. XV produzidos em massa foram, ao longo dos anos, esvaziados de sua utilidade e transfigurados em emblemas históricos, objetos de arte. Em São Gotardo, onde nasceu Flávia Soares, desenterrou-se um vaso cerimonial duplo com idade estimada de 1500 anos. Este nosso próximo recorte expográfico ensaia novas histórias com objetos contemporâneos.
O Ateliê de Cerâmica não se restringe à produção de objetos utilitários, muito do que nos propomos a fabricar não cumpre necessariamente a máxima modernista da “forma e função”. Entretanto, mora nesse universo das coisas úteis uma oportunidade irresistível de fazer contato com o cotidiano das pessoas. Propor novas conformações da mesa de refeições compartilhadas, sugerir gestos inusitados ao executar tarefas comuns, tornar notáveis objetos banais. Qualquer movimento para trazer atenção aos detalhes ou provocar novos olhares é um grande feito para um objeto, capaz de gerar novas histórias.
A segunda exposição na galeria d’O Ateliê cria mesas reais ou ficcionais para alimentar o vocabulário dos usos e das formas de usar.(Texto de Daniel Romeiro)
Serviço
Exposição Cerâmica Utilitária: Objetos e Histórias
Data: 11/10 à 30/12
Local: O Ateliê de Cerâmica
Av. Bias Fortes, 225
WhatsApp: (31) 33983733.
Funcionamento:
Seg-sex: 10h às 18h
Sábados: 10h às 13h
oateliedeceramica.com